VERGÔNHA – “Revitalização” da Orla do Rio Guaíba Trecho 1, Porto Alegre RS, “Clonagem de Projeto” Com Obras Fantasiosas/inadequadas, Desnecessárias Para a Utilização Pública, Sem Licitação Pública, Superfaturamento,…Improbidade da Gestão Municipal ?

“JUSTIÇA SOCIAL E QUALIDADE DE VIDA COM REDUÇÃO DAS DESIGUALDADES, SOMENTE É POSSÍVEL COM INVERSÃO DE PRIORIDADES”
(*ORÇAMENTO PARTICIPATIVO: ESSÊNCIAS & PREMISSAS – Inversão de Prioridades, Exercício da Democracia Participativa, Territorialidade, Controle de Receita & Despesas, Gestão Pública, Politicas públicas & suas Temáticas, Reforma Urbana, DIREITOS CONSTITUCIONAIS,…) 

 

Histórico; Plágio Com dano ao Erário  – “um Projeto Clonado” dos Estudos Realizado Pela SPM, Pago com Dinheiro Público, Pois Todo Este trabalho Foi Efetuado Pelo GRUPO DE ESTUDO DA ORLA, des da Época do Programa GUAÍBA VIVE, onde Após este Período Foi Instituído um novo GRUPO DE ESTUDOS PRIORITÁRIOS PARA A ORLA, Coordenado Pelo Arquiteto Marcelo Alet (SPM-POA), onde Este Apontou Durante os Estudos VÁRIOS PONTOS NA ORLA onde Seriam PASSIVEIS DE INTERVENÇÃO E URBANIZAÇÃO, Iniciando Pelo TRECHO 1, (atualmente em obras) Prioridade ? isto não Ficou Definido Durante ás Apresentações Públicas das DIRETRIZES PARA A ORLA,…

-Esta Intervenção no Chamado “Trecho 1” foi Dura-mente Questionado Quando do Anúncio Pelo Prefeito Municipal José Fortunatti, Como Segue (redundâncias) ALTO IMPACTO AMBIENTAL COM DESMATAMENTO DA MATA CILIAR, REMOÇÕES DE TERRA, ATERROS, NÃO RESPEITANDO O NÍVEL DE CHEIAS, (CONAMA resolução Nº 330) A CONSTRUÇÃO DE “DECKs” DENTRO DO LEITO DO RIO, A DESCARATERIZAÇÃO DA PAISAGEM CULTURAL, A AUSÊNCIA DE CONSULTA AO COMITÊ DE GERENCIAMENTO DA BACIA HIDROGRÁFICA, entre outros. AUSÊNCIA/OMISSÃO DE LICITAÇÃO PÚBLICA (o Prefeito Alegou “notório saber” do Contratado ?) VALORES (iniciais) MUITO ALTO  70 MILHÕES, (valor Equiparado a Construção do VIADUTO SÃO JORGE na Av. Bento Gonçalves, III Perimetral, Entregue em 2015.) Entre Outras.

-OBS; quando o Movimento em Defesa da Orla do Rio Guaíba Solicitou uma AUDIÊNCIA PÚBLICA, a PMPA Realizou a Reunião, “UMA AUDIÊNCIA PÚBLICA PARA INGLÊS VER”, Ás Solicitações que os Presentes a Audiência Colocaram Para Agregar ou Subtrair da Proposta de “revitalização da orla” Não Foram Levadas em Conta, Nada foi Colocado,…ETC. (EX; Como Participante, em minha Fala Solicitei ao Projetista Arq. Jaime Lerner & PMPA, A PRESERVAÇÃO DA MATA CILIAR (que é endêmica da região e protege a costa do rio, Abriga a Fauna, Paisagem Cultural,…) e UM ESPAÇO PARA A CONSTRUÇÃO DO MUSEUS DAS ÁGUAS,) isto foi Ignorado Pelos Responsáveis. Tanto o Contratante como o Contratado, Durante as Falas dos presentes na  “AUDIÊNCIA” Ficou Bem Claro que; A PROPOSTA DE URBANIZAÇÃO DA ORLA (nos moldes propostos) FOI REJEITADA PELA MAIORIA !

  • Relembrado; Durante uma Vistoria do Prefeito José Fortunatti ás OBRAS DA ELEVADA São Jorge, em 2014 (Acompanhei a Comitiva (como Conselheiro Regional do CMDUA RGP-07) Então na caminhada Pela Obra Perguntei ao Prefeito, sobre a ACESSIBILIDADE e Argumentei que o Trajeto Para ás Pessoas USUÁRIAS Vir do Plano Terra Até o PLANO SUPERIOR é Muito Elevado, Distante e Cansativo, Perguntei por que NÃO ESTAVA PREVISTO UM ELEVADOR ? …Como ás Pessoas Portadoras de Deficiência Física iriam CHEGAR ATÉ A PARTE SUPERIOR ? o Prefeito foi TAXATIVO, Não vai ter Elevador, É MUITO CARO PARA COLOCAR E MANTER, a Prefeitura Não Tem Recursos Orçamentários,..? !
  • O PACTO FEDERATIVO NACIONAL & O PAPEL DA CÂMARA DE VEREADORES, (legislativo municipal) o Papel dos Vereadores é Legislar Sobre ás LEIs e Fiscalizar sua Aplicação, assim como Fiscalizar a Atuação do PREFEITO MUNICIPAL (Executivo) e sua Gestão Politica & Operacional,…POR QUE A CÂMARA DE VEREADORES NÃO INTERVIU NESTA QUESTÃO DA ORLA DO RIO GUAÍBA ? !
  • INVERSÃO DE PRIORIDADES; existem na cidade várias obras paradas por falta de DINHEIRO, Reassentamento de Famílias oriundas de ÁREAS DE RISCO, Reassentamentos, Regularização Fundiária em Várias Regiões da Cidade, Melhorias Viárias, Creches, Saneamento (esgoto a céu aberto), Saúde,…(OBS; no Final do Mês de Abril 2016, o Vice Prefeito Sebastião Mello Foi Foi Indagado Pela Imprensa (RBS) Sobre a Prefeitura AMPARAR ÁS FAMÍLIAS EM PROCESSO DE DESPEJO, Disse; que Não Poderão Fazer Nada, Pois a Prefeitura Não Possui Recursos, Não Tem Dinheiro Para Tal, e que “Existe Outras prioridades”, Que Existe uma Lista de Espera,…etc ?) 
  • ENTÃO; Colocar 70 milhões do Cofre Público Municipal em uma Obra Fantasiosa, Descaraterizando a paisagem, Supérflua, Não Prioritária da Cidade,…Transparece que o Sr. Prefeito Municipal esta Fazendo UMA GORDA DOAÇÃO A SEU COLEGA DE PARTIDO, é Notório o Interesse, (para a população isto esta bem claro, e Redundante, Pois o Arq. Jaime Lerner é um Membro Influente no PDT, o Mesmo Partido do Prefeito) Fica a Pergunta (de um Munícipe); Esta Situação, Fato, Não Seria o Caso de UMA INVESTIGAÇÃO, UMA CPI ? 

NA “CIDADE DA DEMOCRACIA” É COLOCADO EM PRÁTICA UMA OBRA CERCEANDO A PARTICIPAÇÃO DO “SUJEITO DO PROCESSO”, O POVO. 

????????????????????????????????????

????????????????????????????????????

????????????????????????????????????

????????????????????????????????????

????????????????????????????????????

????????????????????????????????????

Fotos: Eduíno de Mattos Porto Alegre RS Brasil 06 Maio de 2016.

2016.05.07 - Porto Alegre/RS/Brasil - Movimento Cais Mauá de Todos promove ato Abraçaço ao Cais Mauá. Fotos: Ramiro Furquim/Jornal Já

2016.05.07 – Porto Alegre/RS/Brasil – Foto: Ramiro Furquim/Jornal Já

Porto Alegre - RS Diversas atividades estão programadas em comemoração aos 234 anos da cidade, na 47ª Semana de Porto Alegre. Foto: Cristine Rochol / PMPA Fotos de Divulgação Prefeitura de Porto Alegre Assessoria de Comunicação

Porto Alegre – RS
Foto: Cristine Rochol / PMPA
Orla do Rio Guaíba – Ilustrativa.

 

Eduíno de Mattos

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: