DIA INTERNACIONAL DA MULHER: EXPOSIÇÃO FOTOGRÁFICA, “A Presênça da Mulher na Aquitetura Urbana na Cidade de Porto Alegre RS”.

EXPOSIÇÃO FOTOGRÁFICA DIA INTERNACIONAL DA MULHERCâmara Municipal de Vereadores de Porto Alegre RS dia 08 de Março de 2007.

MARIA, MARIAS…

 * OBJETIVOS DA EXPOSIÇÃO.                                                                                                                                                                                                                                                     Histórico; nos Anos 60 Chega na Capital do RGS Mais Uma Família Pobre Oriunda do Interior, Área rural, (família numerosa 10 pessoas) como todos os RETIRANTES que chegam nas cidades NÃO TEM PROFISSÃO,…dentro do objetivo de SOBREVIVÊNCIA destas pessoas sem qualificação profissional resta somente trabalhar na CONSTRUÇÃO CIVIL, foi o que me Aconteceu, Juntamente com Meu Pai e meu Irmão Mais Velho, Ingressamos a Trabalhar em obras (como ajudantes de Pedreiros), Mas, como sou Neto/bisneto de Europeus, “A Cultura do Trabalho esta Introjetada nas Pessoas” então Logo Comecei a me INTERESSAR pela Temática Aprendi a Profissão, dentro de um Médio Tempo já era PEDREIRO PROFISSIONAL e Conjuntamente Aprendi OUTROS TEMAS PERTINENTES A CONSTRUÇÃO CIVIL, Elétrica, Esgotamento Sanitário, Canalização de Água, Telhados, LEITURA DAS PLANTAS DOS PROJETOS, ALINHAMENTO DAS CONSTRUÇÕES NO TERRENO EM RELAÇÃO AS VÍAS PÚBLICAS, PINTURAS, ACABAMENTOS EM GERAL,… PAISAGÍSMO NO AMBIENTE URBANO, DRENAGEM, TIPOLOGIAS,…

– mas meu pai e minha mãe, (mesmo sendo pobre, morando em área de ocupação,…) nunca me deixaram Ficar SEM ESTUDAR, saia do trabalho e ia para a ESCOLA PÚBLICA, (sempre a noite) quando completei o 2º GRAU entrei em um CURSO TÉCNICO NO SENAI (Rádio televisão e Elétrica) Neste período passei a Trabalhar somente Meio Turno na Obra, pois os meus estudos não poderiam parar (apoio de minha mãe),…no dia da minha formatura MEUS PARENTES FIZERAM UMA FESTA, (para minha surpresa, Meu Patrão na construção foi na minha formatura)…”coisas/fatos das nossas vidas que não esquecemos”.

* em 1969 MEU PRIMEIRO EMPREGO COMO TÉCNICO EM ELETRÔNICA, fiz um teste teórico e PASSEI COM NOTA 10 ! em uma eletrônica muito afamada em Porto Alegre, (a maior Empresa no ramo, na época, de propriedade de um Japonês, O Mamoru) ELETRÔNICA OWADA LTDA, (Av. Cristóvão Colombo, em frente ao Colégio Batista) após dois anos,… de trabalho pedi demissão e fui Trabalhar em uma Multinacional, já como CHEFE DO DEPARTAMENTO TÉCNICO, chegando a gerência de Filiais,…após 26 anos de Trabalho me Retirei da Empresa,…

* MILITÂNCIA; POLÍTICA/COMUNITÁRIA, DIREITOS HUMANOS, SÓCIO-AMBIENTALÍMO, GESTÃO PÚBLICA, MUSEOLOGIA & PATRIMÔNIO HISTÓRICO,… após a ditadura Civil/Militar iniciada em 1964, quando iniciou “a abertura lenta e gradual” nos anos 80/90 A SOCIEDADE CIVIL INICIOU VÁRIOS MOVIMENTOS OBJETIVANDO A RECONSTRUÇÃO DO NOSSO PAÍS, a partir deste período INICIEI “ATIVIDADES PARALELAS”, além de meu trabalho profissional iniciei NO ATIVÍSMO SÓCIO-AMBIENTAL & COMUNITÁRIO, Juntamente com outras Lideranças Comunitárias, CEBs, (Comunidades Eclesial de Base) adquiri Formação em politica partidária e Suas Tendências,…chegando ao CONSELHO MUNICIPAL DE PLANEJAMENTO URBANO & AMBIENTAL, (como conselheiro titular) Colaborei na Construção do PDDUA/1999, Representando a Sociedade civil (que avaliou/modificou o PDDU 1979), durante o período/trajetória de atividades como conselheiro, passei a OBSERVAR A CIDADE, SUA ESTRUTURA URBANÍSTICA, SUA ARQUITETURA ANTIGA, MEDIANA, NOVA, ETC.

– durante este período comecei a PREOCUPAR-ME COM UM DESCASO GENERALIZADO, E “UMA DEVASSA NO PATRIMÔNIO HISTÓRICO” MUNICIPAL, COM CONIVÊNCIA INSTITUCIONAL, DO PODER PÚBLICO,…Então, com esta preocupação e OLHAR CRÍTICO comecei acompanhar com mais “proximidade” a Situação, e a notar outra Coisa/situação, na ARQUITETURA ANTIGA DA CAPITAL, (além de uma devastação pouco inteligente), em quase sua totalidade os prédios antigos POSSUEM A FIGURA DE MULHERES, ROSTOS, BUSTOS, ESTÁTUAS, (em tamanho natural e até maiores) NAS FACHADAS, NAS PORTAS DE ENTRADA, NO TOPO,…inclusive no palácio piratini,(governo do estado) e MAIS, as casas prédios das famílias mais abastadas (ricos) ESTES DESTAQUES DE FIGURAS FEMININAS SÃO MAIORES, Então como não sou PHD neste assunto, comecei a indagar/perguntar aos técnicos (conhecidos) sobre esta particularidade, CADA UM DEU-ME UMA RESPOSTA DIFERENTE SOBRE O ASSUNTO.

“O GAÚCHO E O ESTÍGMA DO MACHISTA”

– SURGIU-ME UMA IDÉIA; durante toda minha formação e trajetória sempre me foi colocado que O HOMEM RIOGRANDENSE,…O GAÚCHO SEMPRE FORAM “UMA CASTA MACHISTA”, então como e por que aconteceu ?  QUASE A TOTALIDADE DAS CONSTRUÇÕES, ARQUITETURAS DO SÉCULO 19 E INICIO DO SÉCULO 20 POSSUEM EM SUA FACHADA  DESTAQUES DE MULHERES ?

HOMENAGEM AO DIA INTERNACIONAL DAS MULHERES, OBS; observando a devastação e descaso com o patrimônio público TANTO NA CAPITAL  COMO EM  OUTRAS CIDADES DO RS, Partí para UMA CAMINHADA de trabalho, (quinze dias,..) Realizar uma Pesquisa Fotográfica na Cidade (Poa) e FOTOGRAFAR FIGURAS FEMININAS EM FACHADAS DE PRÉDIOS, acredito que não fotografei todos, mas uma grande maioria, CONSIDERO QUE FOI DE GRANDE VALIA, pois além realizar UM BOM ARQUIVO deparei-me com outro fator que inclui na EXPOSIÇÃO, pois além de abrilhantar a exposição com as figuras femininas, também inclui UMA DENÚNCIA, UMA SITUAÇÃO DE RISCO E ABANDONO ENCONTRADO EM SUA TOTALIDADE, onde foi elaborado UMA LEGENDA EM CÔRES (três cores, Verde, Amarelo e Vermelho) destacando a Situação/estado da obra, rostos, estátuas, ETC. 

 

DSC08855 DSC08863 DSC08858 DSC08862 DSC08866 DSC08864

* Agradecimento: Arlete Mazzeo – organização (socióloga), Jorge,…Curador do Dep. Patrimônio Histórico da Câmara de Vereadores POA)

Fotos: Eduíno de Mattos Porto Alegre RS 2007.

 

Eduíno de Mattos

 

 

Deixe um comentário

