AVIAÇÃO CIVIL DE TRANSPORTE DE PASSAGEIROS – A Experiência “Traumática de Perder um Vôo” e a Omissão das Empresas no Apoio aos Passageiros, Atenção ANAC !

* UMA SITUAÇÃO QUE TODOS OS PASSAGEIROS ESTÃO SUJEITOS, INDEPENDENTE DA LINHA AÉREA OU ESPÉCIE DO VOO, as empresas aéreas deveriam ter OBRIGAÇÕES E ÉTICA COMERCIAL com Seus Passageiros ?

Pois Todas Durante os Embarques e Desembarques seus Funcionários Falam, Elogiam, e Agradecem a Preferência, ETC, e Salientam no Agradecimento, que a Empresa “X” Deseja estar com Você a Bordo na sua próxima Viagem,… MAS NA PRÁTICA QUANDO PRECISAMOS DE AJUDA DESTAS EMPRESAS  NÃO É ASSIM QUE AS COISAS ACONTECEM, é Claro que nestes casos os Funcionários Não São OS CULPADOS, estes são orientados a dar este Tratamento aos Passageiros, quando A SITUAÇÃO NÃO É  DO INTERESSE DAS EMPRESAS.

OBS; no dia 19 de Setembro estava com Passagem Marcada de Volta a Porto Alegre RS após uma semana de Trabalho em Brasília DF, com Horário de 20: 14Hs, e aconteceu um IMPREVISTO, um acidente de trânsito na rodovia principal próximo ao lago paranoá EM UM HORÁRIO DE PICO,  (sexta feira em final de tarde) provocou um congestionamento causando atraso de aproximadamente 20 minutos, consequentemente atrasou minha chegada ao aeroporto no horário estipulado para o embarque, quando consegui chegar AO PORTÃO DE EMBARQUE os funcionários da empresa me relataram, que eu teria perdido o Voo e que A AERONAVE JÁ ESTAVA FECHANDO AS PORTAS, E ELES NADA PODERIAM FAZER, que teriam feito chamada em meu nome pelo sistema de som, ETC,… e me disseram que não tinha outro Voo neste dia, somente no dia Seguinte, E QUE A CULPA ERA MINHA QUE NÃO CHEGUEI NO HORÁRIO ? ! me retirei do portão de embarque e fui na LOJA DA EMPRESA SOLICITAR APOIO PARA O ACONTECIDO, ME DISSERAM A MESMA COISA,…e que se eu estava interessado em viajar eu deveria comprar outra passagem para o dia seguinte, ETC, não me indagaram nada sobre minha situação, como eu iria ficar, onde, se eu estava com problemas,…E SE EU NÃO TIVESSE DINHEIRO PARA COMPRAR OUTRA PASSAGEM ? PARA PAGAR MAIS UM PERNOITE EM UM HOTEL ? (que no Distrito Federal é caríssimo) então eu PENSEI, … estas empresas NÃO TEM NENHUM COMPROMISSO, OBRIGAÇÃO, OU INTERESSE ÉTICO COM OS PASSAGEIROS, DEVERIA SIM TER ALGUM AMPARO, UM APOIO, ALGUMA ESPÉCIE DE REGRA INSTITUCIONAL PARA ASSEGURAR AOS PASSAGEIROS QUE EM CASOS COMO ESSES AS PESSOAS  NÃO FIQUEM DESAMPARADAS, “SEM PAI NEM MÃE” (ditado popular), a própria ANAC (Agencia Nacional Aviação Civil) deveria de implementar algum tipo de regra de AMPARO/SEGURANÇA AOS PASSAGEIROS em situações desta natureza, pois ela é a Agencia Reguladora para este setor, pois Considerando que Ninguém  em sã Consciência Chegaria Atrasado ao Ponto de Embarque no Horário Estipulado, Prejudicando a sí Próprio e a organização imposta pelas empresas e pela INFRAERO, que de certa forma somos obrigados a nos sujeitar as estas regras e seus objetivos operacionais, que na maioria das vezes não condiz com a ética e o direito do consumidor, entre outros.   

DSC_0193 DSC_0194 DSC_0204DSC_0196

* Desta empresa que considero UM TRATAMENTO PÉSSIMO E DESUMANO NO ATENDIMENTO AOS PASSAGEIROS, eu (pessoalmente) jamais voltarei a comprar bilhetes de passagens aérea, (fotos anexo, aeronaves nos aeroportos de Brasília e de Porto Alegre RS).

 

Eduíno de Mattos

Deixe um comentário

