MUDANÇAS CLIMÁTICAS E AMBIENTAIS, Análise dos Anéis de Troncos de Árvores Fornece Linha de Tempo Fundamental.

Análise de troncos de árvores ajuda a entender mudanças Climáticas e ambientais, Técnicos e Cientistas Brasileiros Analísam Dados Simples e Objetivos Deixados Pela Natureza Como Orientação de Dados e Linha de Tempo para Entendimento Conclusívo das Variações Naturais no Clima e Meio ambiente ao Longo do tempo em Nosso Planeta.

(*Veja Vídeos)

unnamed - 5

 * http://youtu.be/KmElsmz9hA8

Com uma motosserra, o botânico Gregório Ceccantini, professor do Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo (USP), corta o tronco de uma peroba-rosa morta e observa o disco de madeira que obtém. Além desses discos, ele e sua equipe também retiram amostras dos troncos de diversas espécies de árvores tropicais vivas.

“Pegamos as árvores vivas, contamos os anéis ano a ano, depois aplicamos a matemática para conseguir identificar qual é o ano do calendário correto. Uma vez que tivermos o ano do calendário e a sequência de padrões de anéis, emendamos aqueles anos (das árvores vivas) com os anos das árvores mortas. E assim podemos chegar a 200, 300 anos atrás”, explica Ceccantini.

Os pesquisadores acreditam que as informações sobre o clima, como aspectos relacionados à atmosfera e à composição da chuva, estão registradas nas árvores. Essa metodologia visa recuperar essas informações para tentar compreender tanto a velocidade quanto a intensidade das mudanças ambientais nas nossas florestas ao longo dos últimos séculos.

Para saber mais sobre o assunto, leia a reportagem Os círculos do tempo, publicada na edição 213 da revista Pesquisa FAPESP.

 

Pesquísa FAPESP 29 Abril 2014

 

Eduíno de Mattos

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: