SOJA NA REGIÃO SUL – NOVA AMEAÇA, O ATAQUE DO BESOURO MALHADO, UMA “ESPÉCIE DIFERENTE” E RESISTENTE A PULVERIZAÇÃO AÉREA DE VENENOS.

* É A NATUREZA SE DEFENDENDO DOS VENENOS AGRÍCOLAS OU NOVAS ESPÉCIES DE “PRAGAS ENXERTADAS” NAS LAVOURAS ATRAVÉS DOS INSUMOS ? !

PARTICULARIDADES, (de um Quase Leigo no Assunto): em uma bréve passagem pela região norte do RGS/Argetina/ Barracão RS (região da produção) (no periodo de carnaval, Março 2014) visitei duas grandes lavouras de soja (uma no Municipio de frederico Westphalen RS e outra no municipio de Barracão RS) QUE ESTAVAM EM PERIODO CRÍTICO, os pés de Soja com Pequenas Vagens com seu Ciclo Inicial da Formação dos Grãos, QUE SEGUNDO OS AGRICULTORES é neste PERIODO/CICLO QUE O BESOURO MALHADO ATACA AS PLANTAÇÕES, alojando -se no Caulhe Central da Planta para SUGAR A SEIVA DAS VAGENS NO SEU CICLO INICIAL, a partir do ATAQUE a planta fica ANÊMICA e começa AMARELAR AS FOLHAS, e sofre um “ESTANQUE NO CRESCIMENTO”, cada área atacada pelo inseto quando as plantas não morrem sua produção É BAIXÍSSIMA, a REPRODUÇÃO deste Pequeno Inseto(os adultos medem aprox. 1 Cm de Comprimento) é Muito Rápida e REPRODUZ MILHÕES DE INDIVIDUOS e seu crescimento também é de curttíssimo espaço de tempo, e segundo relato dos agricultores NÃO HÁ PREDADORES PARA ESTA ESPÉCIE, e outro relato MUITO ESTRANHO, esta espécie NÃO EXISTIA até muito pouco tempo, de repente “ELES APARECERAM” ? ? ?

* DETALHES IMPORTANTES; os agricultores estão modificando a FÓRMA DE COMBATE DE “PRAGAS”, pois esta espécie É MUITO RESISTENTE A FÓRMA CONVENCIONAL DE PULVERIZAÇÃO DE VENENOS, É MUITO MAIS DIFÍCIL DO QUE CAMBATER “A TRADICIONAL LAGARTA”, pois a pulverização convencional atinge “prioritáriamente” AS FOLHAS, e este inseto ALOJA-SE NO CAULHE DA PLANTA, ONDE O VENENO ATINGE MUITO POUCO, de acordo com os produtores eles terão que ADQUIRIR NOVOS EQUIPAMENTOS, tratores ESPECIAIS para pulverização DIRETA, pois a pulverização AÉREA (com aviões) atinge somente o TOPO DA PLANTA E AS FOLHAS, e com quantidade muito reduzida, desta fórma não atinge O CAULHE, ONDE O BESOURO ESTA ALOJADO.

o Besouro Malhado na Região Sul do Brasil

DSC_5194_01 - Cópia

Lavouras de Soja no Norte do RGS

DSC_5223 - Cópia

*fotos: Eduíno de Mattos – 06 de Março 2014.

Eduíno de Mattos

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: