CIDADES MAIS HUMANAS: CICLO DE PALESTRAS NO FMP – MOBILIDADE & ACESSIBILIDADE.

FUNDAÇÃO DO MINISTÉRIO PÚBLICO – CICLO DE PALESTRAS: ACONTECEU DIA 05 DE AGOSTO DE 2013, MAIS UMA IMPORTANTE PALESTRA NESTA INSTÂNCIA DE FORMAÇÃO E PROMOÇÃO DE JUSTIÇA PÚBLICA OBJETIVANDO A FORMAÇÃO E EMPODERAMENTO DAS PESSOAS INTERESSADAS, MILITANTES, ATIVISTAS SOCIAIS, ESTUDANTES, PROFISSIONAIS DA ÁREA JURÍDICA, ETC.  ONDE O PRINCIPAL OBJETIVO É QUALIFICAR PESSOAS PARA QUE PROMOVAM OS DIREITOS HUMANOS E QUALIDADE DE VIDA NAS CIDADES, A PARTIR DO CUMPRIMENTO DA CONSTITUIÇÃO FEDERAL E DAS LEIS E DECRETOS PERTINENTES, PROMOVENDO A CIDADANIA E TODOS OS DIREITOS BÁSICOS DAS PESSOAS, FAMÍLIAS, E COMUNIDADES URBANAS.

* PALESTRANTES CONVIDADOS; Dr. Mauro Luis de Souza (Promotor de Justiça de Direitos Humanos e professor da FMP), Dr. Marcelo Sgarbossa  (Dr. em Mobilidade Urbana e vereador) Coordenação; Dra. Betânia Alfonsin e Grupo de estudantes da Escola Superior do MP.

a palestra foi Ministrada com demonstrações e comparações planetária, onde os palestrantes procuraram demonstrar aos participantes COMO FUNCIONA HOJE ESTES TEMAS NAS CIDADES E COMO DEVERIA FUNCIONAR, o debate ficou mais “afunilado em nossa aldeia” PORTO ALEGRE, onde as preocupações com problemas e avanços foram analisados e comentado pelas pessoas da plenária, onde MUITAS FIZERAM CRÍTICAS DURAS AO CONCEITO DE CIDADE HOJE A NÍVEL LOCAL E NACIONAL, onde se propaga entre as GESTÕES POLÍTICAS MUNICIPAIS E ESTADUAIS uma politica errônea dos anos 60-70,…sobre o PROGRESSO E DESENVOLVIMENTO A QUALQUER CUSTO, PRIORIZANDO GANHOS DE CAPITAL EM DETRIMENTO DA QUALIDADE DE VIDA DAS PESSOAS E SUAS COMUNIDADES, onde a Cidade de porto Alegre RS foi comparada com outras e FOI ELEITA COMO UMA DAS PIORES CIDADES BRASILEIRA EM MOBILIDADE E ACESSIBILIDADE, onde há um CENTRALISMO URBANO DESQUALIFICADO  E DESPREPARADO, uma CIDADE COLONIAL “MAL REMENDADA” e despreparada para receber a população do município, população transitória, turismo,… diariamente,  onde as  gestões deveriam promover DEBATES E CONGRESSOS AMPLOS COM A POPULAÇÃO com objetivo bem claros e transparente, com enfoque/exemplo, “A CIDADE QUE QUEREMOS”, pois um município  (porto alegre) com Aprox. 70KM de extensão de norte ao sul POSSUI ÁREA ESPACIAL SUFICIENTE PARA PROMOVER A DESCENTRALIZAÇÃO E HORIZONTALIZAÇÃO DA CIDADE, aplicando uma política de aprovação de projetos de construções HORIZONTALIZADO, (limitando os projetos direcionados para áreas já estruturadas) acompanhado das infra-estruturas básicas, com comércios e serviços adequados e geração de emprego e renda, EVITANDO DESTA FORMA O DESLOCAMENTO DA POPULAÇÃO A ÁREA CENTRAL E OBJETIVANDO A MOBILIDADE BÁSICA COM QUALIDADE.

A PREOCUPAÇÃO PRINCIPAL DOS PARTICIPANTES COM A MOBILIDADE NA CIDADE DE PORTO ALEGRE FICOU CENTRADA NO AUMENTO CRESCENTE DA FROTA DE VEÍCULOS E O MAU GERENCIAMENTO VIÁRIO DE TRÁFEGO E TRÂNSITO, TRANSPORTE E CIRCULAÇÃO,…ONDE ESTA HAVENDO UMA INVERSÃO DRÁSTICA NA CIDADE, OS LOCAIS PÚBLICOS E ÁREAS COMUNS ESTÃO SENDO PRIORIZADOS PARA VEÍCULOS EM DETRIMENTOS DAS PESSOAS, AS ALTERNATIVAS DE MOBILIDADE NÃO ESTA SENDO PRIORIZADA, OS ESTACIONAMENTOS E CIRCULAÇÃO NA ÁREA CENTRAL CONTINUAM AUMENTANDO, O TRANSPORTE COLETIVO ATUAL NÃO É OCUPADO PELA POPULAÇÃO (QUE POSSUI VEÍCULOS) PELA SUA PÉSSIMA QUALIDADE, O PLANO CICLOVIÁRIO E AS OBRAS DE CICLOVIAS NÃO “DESLANCHAM”, OS TRECHOS QUE “ESTÃO PRONTOS” SÃO DE MÁ QUALIDADE E SEM SEGURANÇA,…DENTRO DESTA CONJUNTURA AS PESSOAS PREFEREM RODAR COM SEUS VEÍCULOS, OCASIONANDO O “ENTUPIMENTO” DAS VIAS E O “TRUNCAMENTO” DO TRÂNSITO EM TODA CIDADE.         

*  UM PLANEJAMENTO URBANO SUSTENTÁVEL & ESTRATÉGICO DE MÉDIO E LONGO PRAZO DE VERDADE SÓ É POSSÍVEL COM A PARTICIPAÇÃO DIRETA DA POPULAÇÃO.

DSC_0636 Eduíno FMP 1 DSC_0625 Eduíno FMP 2 DSC_0637 Eduíno FMP 3 DSC_0628 Eduíno FMP 4

Fotos: Eduíno de Mattos Porto Alegre RS Brasil 05 de Agosto 2013.

Eduíno de Mattos                   

  

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: