PONTE NO PASSO DO DORNELES (Arroio Feijó) “UM TRÍPLICE DESLEIXO PÚBLICO”.

PONTE NO PASSO DO DORNELES (Arroio Feijó); “UM TRÍPLICE DELEIXO PÚBLICO”.

ESTRADA CAMINHO DO MEIO

É uma das mais antigas e importantes ligações entre o municipio de Viamão e Porto Alegre. A partir da emancipação do Municipio de Alvorada (Antigo Passo do Feijó) e sua expanssão urbana este também passou a se servir do Caminho do Meio.

É interessantes destacar que essa estrada é mais antiga que a RS-40, que liga a capital com Viamão, que éra chamada de Estrada da Lomba do Sabão.

Num curto espaço de tempo, a região de seu entorno sofreu um grande adensamento populacional, por diversas razões, como sua acessibilidade a famílias de baixa renda pelo preço razoável dos lotes e a relativa proximidade geográfica com a cidade consolidada, e também com relativa proximidade a trabalho e emprego.

Hoje, dotada de uma infraestrutura urbana e serviços públicos, a partir da ação das famílias de baixa renda, são atraídos para a região muitos projetos de Condominios e loteamentos destinados à classe Média, e fazendo a interligação desses espaços antes de população rarefeita, e ocupado com sítios e chácaras, e áreas vazias.

Assim, chegamos ao assunto: Mobilidade – o direito de ir e vir com liberdade, qualidade, segurança, entre outros.

“Com esse adensamento populacional, como as pessoas atualmente se movimentam na região? Quais suas necessidades de deslocamentos? Quais seus trajetos habituais? Qual a quantidade de veículos em circulação? Qual a previsão futura? O traçado viário existente e as vias principais de ligação comportam satisfatoriamente esse trânsito e tráfego? A quantas anda a qualificação do transporte coletivo local ? E os serviços públicos básicos ?…”

PONTE DO PASSO DO DORNELES:

Essa ponte se localiza num local de convergência das divisas de três municípios: Alvorada, Porto Alegre, Viamão.

Destaca-se que, tanto na RS- 40, como na Avenida Baltazar de Oliveira Garcia, e na  Avenida Protásio Alves, o fluxo de veículos tem a mesma intensidade, mas o desleixo na conservação dessas vias por omissão dos três municípios é total, e estende-se a outros temas básicos pertinentes .

A Av. Protásio Alves, a partir do Bairro Morro Santana, é uma via estreita, buracos, com sinalização precária, sem acostamento, pontuada de lixões em todo o seu trajeto até o Passo do Dorneles, próximo à ponte, que marca o final da linha de ônibus de Porto Alegre, Passo do Dorneles. Sem conservação e acostamento, é uma via que oferece grande risco para os usuários, com atropelamentos frequentes, (fotos), se-somando a este temos a importante ligação da Av. protásio Alves, com a RS-40 através da Vila Santa Isabel, (Viamão) A Lama toma conta das ruas adjacentes, das paradas de ônibus, há poças dágua em todas as direções, e as pessoas precisam patinhar nessa lama para embarcar em seu ônibus. Como agravante, temos o fato de que a Garagem CENTRALIZADA DA V.A.P. (viação alto Petrópolis) também está situada na mesma estrada, o que automáticamente aumenta o fluxo viário, neste trecho entre a ponte e os acessos aos municípios de Alvorada e Viamão.

Complementando o caos local: a ponte do Passo do Dorneles sobre o arroio Feijó, está com o acesso bloqueado numa das pistas há muito tempo, causando transtornos constantes aos moradores locais e regional, tanto pedrestes como motorizados, prejudicando sua mobilidade, e livre trânsito.

As fotos anexas – batidas em 15 de abril deste ano, às 14h30min, Domingo momento de baixo fluxo viário, comprovam a quantidade enorme de veículos que ali circulam diáriamente. De acordo com os moradores, essa situação existe há mais de um ano, sem previsão de solução.

A PROPÓSITO:

Os Prefeitos dos dois municipios, Viamão e Alvorada, instalaram “flamantes Portais” na entrada de suas cidades, com frases promocionais muito questionáveis diante da realidade que podemos conferir pelas fotos.

GRIFO MEU: os Prefeitos poderiam ter colocado os portais NA TRAVESSIA DO ARROIO FEIJÓ, PASSO DO DORNELES.

Eduino de Mattos Conselheiro do CMDUA/PDDUA (Conselho do plano diretor de desenvolvimento urbano e ambiental de porto alegre RS)

16 de abril de 2012.

Anexo; Fotos, comprobatório dos fatos aqui citados, autoria Eduino de Mattos.

# texto C/cópia para o Governo Estadual, Assembleia Legislativa, Metroplan, TCE, MP/RS urbanística.

Anúncios

2 responses to this post.

  1. Posted by CARLA ROSANE on 10 de agosto de 2013 at 1:18 pm

    QUANDO ESTAVA NO DEPARTAMENTO DE TURISMO DE VIAMÃO, MENCIONEI QUE PODERIAM FAZER UM PROJETO TURÍSTICO EM CIMA DESTE ARROIO ONDE ,EM PRIMEIRO LUGAR LIMPAR, SEGUNDO MOMENTO PLANTIO GRAMAS NAS MARGENS, BANCOS, JARDINAGEM, SE FOSSE UM LUGAR COMUM PARA TODOS IREM NO FIM DE TARDE TOMAR UM CHIMARRÃO,TODOS CUIDARIAM, ATÉ ESPORTES NÁUTICOS.

    Responder

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: